TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um problema de ansiedade decorrente da exposição a uma situação em que ocorreu risco à integridade física,

tal como: incêndios, acidentes em geral, abuso sexual, assaltos, ter presenciado alguém morrendo, entre outros.

Essas e outras situações traumatizantes desencadeiam emoções de medo intenso, horror, repugnância, choque e desamparo, e uma sensação de que tudo está acontecendo outra vez. Pode ocorrer sensação de distanciamento de outras pessoas, sensação de vazio, irritabilidade, hipervigilância, impaciência e depressão.

Quem sofre de TEPT apresenta pensamentos e sentimentos de culpa, vergonha, incerteza, desamparo, raiva, desconfiança, desesperança e falta de propósito. Torna-se hipersensível a histórias, imagens e situações em que haja alguma semelhança com o evento traumático.

Algumas pessoas passam a fazer usode álcool e outras drogas para dar conta de situações que ativam emoções negativas derivadas do trauma. O TEPT pode desencadear doenças físicas como: problemas gastrointestinais, respiratórios, diabetes, câncer, obesidade, doenças cardiovasculares e de pele, entre outras.

Nem todas as pessoas que passam por uma experiência de grande intensidade emocional desenvolverão TEPT. Segundo pesquisas, é mais propenso a desenvolver tal transtorno quem:
. já sofreu com transtornos psicológicos;
. possui histórico familiar de problemas emocionais;
. passou por outras situações de abuso e violência;
. possui poucas habilidades na resolução de problemas;
. sofreu de abusos físicos ou emocionais na infância.

Quando se vivencia uma situação traumática, o cérebro não consegue processar imagens, sons e sensações do evento ocorrido. Ocorre uma “indigestão”psicológica no momento em que a situação traumática acontece. O evento traumático torna-se uma memória episódica, não integrada a outras redes de memórias, causando sofrimento e limitações.

É comum em quem sofre de TEPT ter sonhos com os mesmos ou semelhantes conteúdos do evento que causou o trauma. Sabe-se que este tipo de sonho é uma tentativa do cérebro desuperar um evento traumatizante.

O TEPT pode comprometer e trazer prejuízos em diversas áreas, e em especial, na área em que o evento ocorreu.

Se você possui este tipo de problema ou conhece alguém que passou por uma experiência traumática, saiba que é possível se livrar totalmente dessa dificuldade, seguir em frente, sem limitações e sofrimento.

Eriberto Lemos
CRP: 04/37251
Contato para consultas e palestras
31 – 992789411 WhatsApp

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WWW.PSICOTERAPIAINTENSIVA.COM.BR